O profissional será capaz de atuar em Instituições de Ensino, Centros de Pesquisa em DEPENDÊNCIA QUÍMICA, Centros de Atenção Psicossocial, Serviços de Referência em Saúde Mental, Hospitais Gerais, Hospitais Psiquiátricos, Unidades Básicas de Saúde, todos os demais serviços que envolvam prevenção, tratamento e reinserção social dos usuários e/ou dependentes químicos e seus familiares, como também serviços de acolhimentos, as Comunidades Terapêuticas e outras. Assim, considerando competências como a capacidade de mobilizar múltiplos recursos numa mesma situação, entre os quais os conhecimentos acadêmicos, aqueles construídos na vida profissional e pessoal, para responder às diferentes demandas das situações de trabalho, na área da DEPENDÊNCIA QUÍMICA, os egressos deverão ser capazes de:

    • desenvolver processos investigativos, empregando métodos e procedimentos específicos de investigação no âmbito da pesquisa de laboratório e da pesquisa social, possibilitando a resolução de problemas identificados no contexto da DEPENDÊNCIA QUÍMICA;

 

    • criar, planejar, realizar, gerir e avaliar situações de intervenção contextualizada na área da DEPENDÊNCIA QUÍMICA;

 

    • articular o conhecimento comum e o científico utilizando situações práticas do cotidiano de diversos contextos para promover a produção de novos conhecimentos;

 

    • acolher dependentes químicos em diferentes graus de dependência, assegurando seus direitos de cidadania;

 

    • propor respostas criativas aos problemas socioculturais, apresentando medidas que visem superar a exclusão social e melhorias na qualidade de vida do dependente químico;

 

    • utilizar metodologias de avaliação na área da DEPENDÊNCIA QUÍMICA pautadas por indicadores científicos e critérios explícitos e compartilhadas;

 

    • acompanharde forma científica, ética, crítica, criativa e interdisciplinar os processos de prevenção, tratamento e acompanhamento da DEPENDÊNCIA QUÍMICA ;

 

    • planejar, executar e avaliar ações de intervenção na realidade concreta;

 

    • articular ensino, pesquisa e extensão, por meio de uma prática investigativa para a produção do conhecimento na área da DEPENDÊNCIA QUÍMICA;

 

    • atuar em pesquisa básica e aplicada nas diferentes áreas científicas com foco na temática DEPENDÊNCIA QUÍMICA, comprometendo-se com a divulgação dos resultados das pesquisas em veículos adequados para ampliar a difusão e ampliação do conhecimento; avaliar o impacto potencial ou real de novos conhecimentos/tecnologias/serviços e produtos resultantes da atividade profissional, considerando os aspectos éticos, sociais e epistemológicos;

 

    • desenvolver ações estratégicas capazes de ampliar e aperfeiçoar as formas de atuação profissional, preparando-se para a inserção no mercado de trabalho em contínua transformação;

 

    • coordenar e gerir grupos de acompanhamento de prevenção e de tratamento de dependentes químicos e seus familiares.